sexta-feira, 18 de março de 2011

A compreensão do Tchubirabiron

Há algum tempo, a banda de pagode baiano Parangolé, lançou uma música que chama a atenção por sua letra tocante, e claro, emocionante. O nome dessa maravilha é um tanto exótico, mas que traz uma profunda paz interior ao ser declamada, é simplesmente TCHUBIRABIROM.  É sério, experimente falar essa palavra em uma súbita explosão de suas cordas vocais, você vai se sentir livre, com sono, e algumas coisas a mais, a paz estará dentro de você.
Desde que escutei essa música pela primeira vez tive a vontade quase que imediata de entender o que o filósofo Léo Santana tentava dizer. E agora, aqui no humoralizar, tentarei expor algumas reflexões que fiz com muito cuidado e carinho. Primeiro vamos ver a letra por completo:

Tchubirabirom (Parangolé)
Olha pra frente, pra frente
Cintura, cabeça, Tchubirabirom
Eu disse, dancinha legal, todo mundo vai fazer
Nesse Carnaval, eu sei que vai ferver
Você quer? tome aí, swingueira pra mexer
Pega na cabeça e vai!!

Pra frente, pra frente
Cintura, cabeça, Tchubirabirom

Eu sei que você quer,
Sei que você tá querendo!
Pega na cabeça e vai!
Pra frente, pra frente
Cintura, cabeça, Tchubirabirom

Olha pra frente, pra frente
Cintura, cabeça, Tchubirabirom.

Eu sei que você quer,
Sei que você tá querendo !
Pega na cabeça e vaaaai !!
Pra frente, pra frente
Cintura, cabeça, Tchubirabirom
Tchubirabirom!

Começando a nossa análise, podemos perceber  que o poeta quer que olhemos para frente, depois, cintura, cabeça, e a palavra mágica, que liberta e traz amor pro coração. Podemos perceber que ocorre uma epidemia de Tchubirabirom, pois todo mundo vai fazer, talvez as pessoas podem até mesmo estar sendo obrigadas, pois não sabemos ao certo o que se passa naquele momento, apenas somos avisados de que devemos olhar pra frente e que algo está acontecendo com a cintura e a cabeça. Mas calma, é apenas uma dancinha, não pode ser nada demais.
O poeta é uma espécie de médium, ele sabe que no carnaval vai ferver, e ai ele pergunta: "Você quer?" e então ele mostra que é muito bondoso e diz: "Tome aí, swingueira pra mexer", ou seja, o cara é mão aberta , muito gente boa. Logo depois o nosso Chico Xavier continua insistindo que olhemos pra frente, com a mão na cabeça, mas, espera, então tudo isso trata-se de um assalto, e tchubirabirom é uma espécie de... Perdeu playboy! Não pode ser, eu sempre achei que o tal negocio fosse uma coisa boa e agora me vem essa. Calma,acho que me precipitei, não pode ser isso. Voltarei para uma interpretação mais amorosa, espera, espera, "eu sei o que você quer, sei o que você ta querendo". Gente! isso deve ser a vítima falando pro meliante, pedindo pra ele ter calma. O assaltante manda a vítima colocar a mão na cabeça, e... TCHUBIRABIROM!!! Levou tudo.Agora tudo está claro, para mim, estou me sentindo assustado nesse momento, em que mundo nós estamos, onde tudo isso vai terminar? Cuidado com o tchubirabirom meu povo.


É isso, esse é o Tchubirabirom do parangolé, como vocês podem observar na letra, é algo espetacular, na verdade eu choro toda vez que escuto. Inclusive aconselho aos homens que declamem essa poesia maravilhosa para sua amada, imagine você falando pra ela: "Eu sei o que você quer, sei o que você ta querendo, bota na cabeça e vai, pra frente, pra frente, cintura, cabeça. Tchubirabirom!" Tenho certeza que ela cairá aos seus pés.

Até mais!

Edimilton Santos
 

4 comentários:

José María Souza Costa disse...

Parabens, muito bom o seu blogue. Vamos nos seguir. Estamos ai, na luta da escrita, contra a "crica" da negligencia
Um abraço e te espero lá e no meu twiter
@blogdOjosemaria

Valdeir Almeida disse...

E pensar que meu vizinho escuta essa música cotidianamente, três vezes por dia. Ninguém merece!!!

Juninho, bem vindo de volta.

Abração.

Laís Sousa disse...

Tenha todas as mulheres longe de seus pés! hauahuahu

Edimilton Santos disse...

Vlw José
Valdeir, acredite 3 ainda é uma número pequeno comparando com algumas pessoas que conheço.rsrsr

Laís é Claro que sim... ahuhuaa