segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os Djs de Busão

Quem é que não gosta de um pouquinho de atenção? Quem é que não curte uma boa música? Todo mundo gosta de juntar sua galera, e fazer aquele alvoroço. Dar risada alta, proporcionar momentos de alegria, e compartilhar com os que estão próximos, é claro, emanando energias positivas para todos.
 Dentro deste contexto existe um profissional responsável por trazer  alegria para dentro do nosso mais amado transporte coletivo, o nosso bom e velho busão. Esse profissional é popularmente conhecido como DJ do Busão, seu nome científico é Semnoçaum-nonibuz.
Os DJs do Busão dividem-se em diversas categorias, sendo que todas são extremamente desestressantes, a categoria do DJ depende de seu gosto musical, pois é, eles escolhem o que vão tocar, para o seu próprio bem. Também existem tipos de DJs, o que na verdade é um pouco diferente da categoria, que tem a ver com o gosto do DJ em questão. O tipo do DJ, é algo que relaciona-se com sua personalidade, sua maneira de encarar o busão, de se comportar no meio social. Acompanhe os tipos de DJ:
 1- DJ Cheguei primeiro, adéque-se ao fundo musical. ( Normalmente é aquele DJ que já está lá quando você entrou no busu.)
2- DJ Surpresa. ( É aquele DJ que chega de repente, e quando você menos espera, ele solta o som.)
3- DJ Quietinho ( É o DJ mais tímido, que coloca a música num volume mais baixo que os outros normalmente colocam)
4- DJ Dançarino ( É aquele que dança na batida de suas músicas)

5- DJ Cantor ( Esse disputa com a própria música tocada por ele. Se a música estiver alta, ele faz questão de cantar mais alto ainda.)
6- DJ Pegadinha do malandro ( É aquele DJ que já está tocando suas músicas há algum tempo, e para, quando você pensa que o show acabou, ele começa novamente com mais uma canção)

 Hoje em dia, muitas pessoas almejam chegar ao posto de DJ do Busão, mas para isso é preciso ter disciplina, e obedecer alguns critérios básicos para exercer a profissão. A pessoa deve ter um celular, ou aparelho musical portátil com alto-falantes (lembre-se, quanto maior for a potência do seu aparelho de som, melhor DJ você será.), deve ter também uma cara de pau considerável, talvez um bom curso de poker-face, deve ter mãos habilidosas para mudar a lista de reprodução com velocidade, dessa maneira a música nunca vai  parar. E por último, e não menos importante, ter músicas de pagode, e arrocha em seu repertório. Isso faz toda a diferença.
O DJ de Busão é um ser fora do comum, nas situações mais adversas dentro do ônibus, eles estão lá para te ajudar. Quando o ônibus está lotado, e você não pode nem levantar o pé para não perder o lugar, lá está ele, fazendo a trilha sonora do seu dia-a-dia. Quando você está num ônibus (Van) viajando, querendo dormir, lá está ele para melhorar o seu sono, com uma música bem agitada de pagode, quer coisa melhor que isso? Além de tudo, esse profissional tão maravilhoso não tem fins lucrativos, ele trabalha pela alegria do próximo, pela sua alegria! Vamos valorizar essa linda profissão.

Edimilton Santos

3 comentários:

Mariana disse...

Arrasou, Juninho! Como sempre :D Hilário. Pensei até em virar DJ de Busão também! Hahahahaha

Beijooo

Santana disse...

Tbm quero ser DJ de Busão. kkkkkkkkkkk

Ana Motas disse...

É o verdadeiro 'sucateamento' da cultura nacional! Texto bastante criativo, Júnior!